Vinho ao Vivo 2014 em Lisboa. Imperdível.

image008Uma dica imperdível para quem gosta de vinhos e estiver em Lisboa nos dias 11 e 12 de junho: Vinho ao Vivo, organizado pela garrafeira Os Goliardos. Em 2012 tive o prazer de participar dessa degustação. Leia aqui e aqui. Um evento no final do dia, que nessa época demora para se transformar em noite, à margem do rio Tejo. Lindo. Além do visual, o evento mais parecia uma festa, com música boa ao vivo e um bacalhau espiritual que salivo só de lembrar. Mas o melhor do encontro é a possibilidade de experimentar vinhos de pequenas produções e conhecer os seus criadores que vêm de vários países da Europa. A garrafeira denomina esses vinhos como “vinhos de terroir”, mas há também quem os chame de vinhos de garagem. Independentemente do nome, o que importa saber é que no processo de elaboração desses exemplares existe pouca ou quase nenhuma interferência artificial tanto na produção das uvas como no processo de vinificação. Nesse setor, além das questões de ecologia e saúde, está o fato do vinho pode expressar com fidelidade as características originais do terroir da vinícola, mostrando a beleza e a diversidade dessa bebida. Abaixo estão todas as informações sobre esse evento que recomendo e se estivesse em Lisboa participaria nos dois dias! Assista aqui os vídeos das edições de 2010, 2011 e 2012.

IMG_3022

“Caros goliardos, nesta 5ªedição do Festival Europeu do Vinho de Terroir, vamos reunir AO VIVO 40 produtores europeus independentes que irão dar a descobrir os seus vinhos goliárdicos de vários países da Europa. Vinhos com tipicidade, feitos com ousadia, talento e ética. O Vinho ao Vivo ocorre ao ar livre, à beira do Tejo, na esplanada À Margem, em Belém. Um encontro único em Portugal em prol da diversidade, para provar uma selecção excepcional e ímpar de vinhos de carácter. Desde já vos convidamos a visitar os filme 2013 bem como o vídeo promocional 2014 para ficarem com vinho na boca! Os bilhetes já se encontram à venda on-line ou nos Goliardos ou na esplanada À Margem. Todas as informações mais abaixo. Cumprimentos ao Vivo, Nadir e Sílvia.”

O Vinho ao Vivo é uma produção em parceria dos Goliardos e do À Margem. Todos os produtores seleccionados são comercializados/importados pelos Goliardos. A carta de vinhos do A Margem é da responsabilidade dos Goliardos, com aposta numa selecção de qualidade de vinhos de terroir de produtores presentes no Vinho ao Vivo.

PRODUTORES PARTICIPANTES EM EDIÇÕES PRECEDENTES

Em breve anunciaremos a selecção 2014…

Portugal: Qt da Pellada (Dão), Fraga Alta (Douro), Qt do Mouro (Alentejo), Sidónio de Sousa (Bairrada), Muxagat (Douro), Vale de Pios (Douro), Mte da Casteleja (Algarve), Luís Patrão (Bairrada), Vale Meão (Douro), Adega Regional de Colares, Casa da Passarela (Dão), Viúva Gomes (Colares) Qta do Dorado (Minho), Qt do Pessegueiro (Douro), Casal Figueira (Lisboa), Afros (Minho), Qt do Infantado (Douro), Rita M Ferreira (Douro), Ad Mte Branco (Alentejo), Ataíde Semedo (Bairrada), Qta do Romeu (Douro), Lagar de Darei (Dão) , Quinta das Bageiras (Bairrada), Quinta dos Cozinheiros (Beiras), Casa de Mouraz (Dão), Vinha Paz (Dão), Niepoort (Douro),  Ramos Pinto (Douro), Quinta da Falorca (Dão), Casa das Castas (Beira interior), Quinta da Boavista/Terras de Tavares (Dão), Val da Figueira (Douro), Vale da Capucha (Lisboa), Quinta da Serradinha (Lisboa)

Itália: Castell’in Villa (Toscana), Podere Le Boncie (Toscana), Rinaldi (Piemonte, Barolo), Roagna (Piemonte, Barbaresco), Teobaldo Rivella (Barbaresco), Tenuta di Valgiano (Toscana), La Stoppa (Emilia Romana), Cascina Tavijn (Piemonte), Cavalotto (Piemonte, Barolo), , Cascina Corte (Piemonte)*, Gatti Lorenzo (Treviso)

França: Domaine Labet (Jura), Lahaye (Champanhe), Lucas Rieffel (Alsace), La Pépière (Loire, Muscadet), Eric Texier (Ródano), Domaine La Cadette (Borgonha), Elian da Ros (Marmandais), Gonon (Ródano), JP Brun (BJL, Fleurie, Morgon), Tribouley (Roussillon), Domaine Chamonard (Morgon), Domaine Plageoles (Gaillac), C Maréchal (Bourgogne) , Clos Thou (Jurançon), Aupilhac (Languedoc), La Chevalerie (Loire, Bourgueil), Clos Roche Blanche (Loire), Chidaine (Loire, MontLouis)

Espanha: JL Mateo/ Quinta da Muradella (Galiza/Monterrei), Pedralonga (Galiza/Rias Baixas), Bodega Bernabeleva (Madrid), Mas d’en Gil (Priorat), O Rivière (Rioja/Arlanza), Rodrigo Mendez (Galiza/Rias Baixas), Desc. De J. Palacios (Bierzo), Mas Estela (Catalunha), Dos Pasas (Galiza Ribeiro), Dominio del Urogallo (Asturias)*, Barranco Oscuro (Naranjuez/Granada)

Áustria: Weingut Söllner (Wagram)

PERGUNTAS FREQUENTES

Como se vai passar? Cada participante recebe um copo para poder circular de mesa em mesa de cada produtor e provar os seus vinhos. Os produtores ficarão situados no cais, mesmo em frente ao À Margem.

– Há diferença de programa nos dois dias? Sim, a programação musical muda de um dia para o outro.

– Quando? 11 e 12 de Julho (6ª feira e Sábado), das 19h00 às 24h00. Às 24h00 a feira termina, e a festa continua.

– Quanto? 20€ um dia, 30€ dois dias. Até dia 10 de Junho, os bilhetes têm 40% de desconto.

– O que inclui? Prova dos 250 vinhos magníficos e música ao vivo com belas surpresas para que não falte mesmo nada

– Será possível comer? Sim, A esplanada À Margem terá um menu especial a propor no dia para quem queira consumir, em versão mais leve ou mais abastada e cómoda. Há igualmente gastronomia ao vivo, com cozinheiros que preparam em directo receitas da sua autoria. A comida não está incluída no bilhete.

– Vai ser possível comprar os vinhos que serão provados? Sim. Cada participante receberá uma lista com os preços de todos os vinhos. Pode comprar e levar no dia ou pedir entrega em casa. Grátis na cidade de Lisboa a partir de 50 euros de encomenda ou 10 euros de acréscimo por valor inferior.

– Onde adquirir um bilhete?

  • Já, nos Goliardos ou no À Margem.
  • Já em www.osgoliardos.com , ou no Facebook página Os Goliardos
  • À porta do evento

 

 


Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.