Uma viagem pela Russia. O terroir de Abrau Durso.

Meu nome em cirílico: Karen Fernandez Ferrari

Meu nome em cirílico: Karen Fernandez Ferrari

Para quem chegou agora: desde o início dessa semana estou publicando uma série de posts sobre a viagem que fiz à Russia em julho do ano passado para conhecer a casa de espumantes Abrau-Durso, criada para servir os Czares e a corte.

Como tanto os vinhos como a cultura russa são distantes da nossa realidade, nas publicações anteriores fiz uma viagem no tempo para contextualizar a vinícola. Finalmente chegamos aos dias de hoje.

A chegada em Moscou é uma experiência única. O idioma, a arquitetura e a fisionomia das pessoas realmente me fizeram achar que estava em outro mundo. Depois de dois dias explorando a cidade que é indescrtível, peguei um um vôo operado pela Ural Airlines com destino a Anapa, que fica aproximadamente 1.500 Km ao sul. Era verão.  Esse litoral do Mar Negro tem águas calmas, portanto o vôo estava repleto de crianças e casais com sede de férias, sol e água fresca.  Ao chegar, a equipe da vinícola já me aguardava para irmos de carro (uma viagem de cerca de 40 minutos) até Abrau Durso, um pólo de enoturismo muito luxuoso, criado a partir dessa casa de espumantes. Fiz questão de descrever o trajeto, para os interessados nessa viagem saberem o caminho das pedras. Quem quiser mais informações pode me escrever.

Localização Abrau Durso

Localização Abrau Durso

Agora vamos ao que interessa: o terroir. A região Abrau-Durso localiza-se no paralelo 44,68 N. Latitude muito próxima à 45 N, onde  se encontram importantes regiões como Bordeaux e Rhone na França. Ao observar as latitudes notamos que Abrau-Durso localiza-se entre a região da Champagne (França) e Saint Sadurni D’Anoia (Espanha – zona do Cava, espumante catalão).

Latitudes Espumantes

 

O clima da viticultura russa é continental, exceto na costa do Mar Negro. Anapa tem um clima semi-árido brando, com verões muito quentes e secos e invernos chuvosos. A temperatura média em janeiro é de 2 ° C e a temperatura média em julho é de 22 ° C. A precipitação anual é de 400 mm. Em outras áreas, para minimizar os invernos rigorosos os produtores cobrem as suas vinhas para protegê-los do frio. A região de Krasnodar (onde está Abrau-Durso) tem 193-233 dias livres de geadas durante a estação de crescimento, o que permite que a vinha alcance a plena maturidade.

O solo é rico em calcário e marga (um tipo de calcário contendo 35 a 60% de argila), características similares à Champagne. As principais castas plantadas são as já conhecidas internacionalmente, como Pinot Noir, Riesling, Chardonnay, Pinot Blanc, Aligoté.

Fonte: www.telegraph.co.uk

Fonte: www.telegraph.co.uk


Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.