Pranzo di Ferragosto. Saborosa comédia italiana para o mês de agosto.

pranzo_di_ferragosto_locandinaPara comemorar o início desse novo mês e aproveitar o final de semana, a dica é uma comédia italiana que além de ter como tema um feriado importante que acontece em agosto na Itália, é perfeita para quem se interessa pela gastronomia e claro, vinhos. Pranzo di Ferragosto ou Almoço em Agosto é um filme de 2008 que não canso de assistir. Minha vontade é de atravessar a tela para me jogar em Roma, ouvir esse idioma lindo, sentir o “caldo” (calor) que faz lá nessa época, o perfume e o sabor dos pratos preparados por Gianni, o protagonista, e claro, me deliciar com os vinhos que aparecem no filme.

Foto-agua-no-vinhoFerragosto é um feriado que acontece dia 15 de agosto, no qual as pessoas costumam ir para as praias aproveitar o meio do verão. Apesar da origem pagã, a igreja manteve a festividade que é tão importante para os italianos que todo mundo pára de trabalhar. Tudo fica fechado e vazio e a idéia é juntar todos ao redor de uma mesa para comer e beber! Mangiare e bere! No filme, Gianni que tem por volta de 50 anos, cuida de sua mãe e passam por dificuldades financeiras. Ainda assim consegue remediar a situação e manter a riqueza e alegria do almoço de Ferragosto. É claro que com o calor que faz, os vinhos do filme são brancos. Para minha surpresa, as primeiras duas garrafas compradas por Gianni não são italianas e sim de Chablis. O Chablis é um branco francês delicioso, trata-se do nome de uma região situada ao norte da Borgonha. Feito apenas com a uva Chardonnay, das safras recentes se destacam 2002, 2003 e 2005.

Foto-11A segunda surpresa foi ver que ao preparar uma pasta al forno, enquanto fatia uma uma  mozzarella que me fez salivar, uma das senhoras do filme pede para colocar água no vinho. “Um pecado”, como diz o próprio protagonista. Bom, mesmo hipnotizada com o passeio de moto por Roma, fiquei como louca tentando desvendar quais eram os vinhos que Gianni carregava dentro da caixa. Descobri! Vinícola Terra Serena, que eles bebem quente mesmo à beira do rio Tevere. Enfim, o último vinho do filme aberto para o brinde oficial do almoço de Ferragosto é um Prosecco, também da Terra Serena que está no Veneto e produz Prossecos DOC e DOCG. Um filme delicioso. Recomento. Auguri!

 

 


Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.