Museo del Prado comemora bicentenário com programação especial

O Museo del Prado está em festa.

Está vindo para Madrid em poucos dias? Você tem sorte! Neste exato momento Madrid vive a alegria de celebrar o bicentenário do museu. No site comemorativo acesse aqui, você pode viajar ao longo da sua história. Como parte da programação as  portas foram abertas com entrada gratuita por alguns dias e uma programação especial vem sendo realizada.

 

Um chamado sobre a situação das mulheres no mundo

Ontem fui assistir a projeção noturna na fachada do efício. Um lindo show que deu vóz à alma do museu que literalmente falou, narrando os marcos da história e da instituição. Além disso chamou a atenção para o fato de ser sido idealizado por uma mulher, a Princesa Isabel de Braganza que faleceu no parto do segundo filho. A partir disso a mortalidade feminina no mundo foi abordada no evento junto com a reinvindicação sobre a baixa representatividade de pintoras, apenas 7 dos mais de 1.000 quadros expostos. Algumas delas, no entanto, tem suas telas imortalizadas, porém assinadas por maridos ou pais. Se planeja vir à Madrid, aproveite para viver esse momento tão marcante e não deixe de fazer uma visita.

 

Museo del Prado Madrid

Museo del Prado – Velazquez

 

 

São muitos os registros artísticos que fazem alusão ao imaginário do vinho. No Prado está exposto o quadro Los borrachos, el triunfo de Baco pintado por Velazquez, gênio da arte que cobre muitas paredes do museu. A imagem pode ser vista aqui, mas a emoção de se colocar frente ao original é indescritível.

 

Por que é imperdível?

Porque existe um acervo enorme de obras do Velazquez do Goya dentre outros pintores espanhóis. Então ao conhecer de perto essas obras, sem querer você aprenderá um pouquinho mais sobre a história da Espanha. E conhecendo a história, sua viagem será ainda mais enriquecedora.

 


Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.