Competição internacional de design da Veuve Clicquot

unnamed-2Para onde crescer? Algumas marcas de Champagne atingiram o topo da reputação baseada na qualidade do produto e na longa história. Enquanto a tradição é celebrada, o design foi a alternativa encontrada para algumas delas prosseguirem com aquilo que no passado as levaram ao sucesso: Inovação. A Dom Pérrignon, normalmente convida personalidades célebres para desenvolver suas embalagens, como o cineasta David Lynch e o artista plásticos Jeff Koons.

O lançamento mais recente da Veuve Clicquot foi Coleção Clicquot Mail, que resgata a tradição da Madame Clicquot em se comunicar por meio das correspondências. O segundo passo da marca é convidar artistas, designers e pessoas interessadas em 9 países, sendo o Brasil um deles, a fazerem uma leitura da embalagem da caixa de correio. Se tem interesse em participar, leia a baixo todas as informações sobre o Prêmio Veuve Clicquot Mailbox Re-Creation que recebemos da assessoria de imprensa:

unnamed-3Veuve Clicquot apresenta o Prêmio Veuve Clicquot Mailbox Re-Creation, que convida artistas, designers e o público criativo em geral, a criar uma edição limitada do Mailbox, releitura das caixas de correio vintage que acomoda uma garrafa do champagne. O concurso será online, com 9 países participantes – entre eles o Brasil – e as criações deverão ser enviadas através do site www.awards.veuve-clicquot.com do dia 15 de outubro ao dia 15 de novembro.

Veuve Clicquot é referência em criatividade desde o início de sua história, há mais de 240 anos, e a veia do design permeia suas inovações. Uma marca que coloca genialidade em objetos comuns, com a criação de embalagens especiais, e que muitas vezes trabalha com designers de renome. É exatamente por isso que deseja encontrar, neste concurso, os mais promissores artistas do mundo.

A competição promete realizar o sonho de qualquer profissional. Pois além de entrar para a história do champagne com seu nome ligado à Maison Veuve Clicquot, terá uma edição limitada de seu Mailbox reproduzida e vendida em todo o mundo, uma reportagem exclusiva na conceituada revista londrina Wallpaper. E a oportunidade de expor sua criação na Milano Design Week, em 2015.

Como funciona o concurso? Trata-se de uma intervenção artística na embalagem Clicquot Mailbox utilizando, como pré-requisito, um toque do charmoso yellow da marca em sua criação. Enviar o projeto da Mailbox é simples: basta acessar a página (www.awards.veuve-clicquot.com) a partir de 15 de outubro, submeter a sua criação em arquivo PSD (Photoshop) eaguardar o dia 16 de novembro, data da abertura para a votação do público, também pelo site. A fase do voto público se estenderá até o dia 15 de dezembro. No dia 16 de dezembro será anunciada, através do site, criação eleita pelo público.

Em paralelo, um segundo vencedor de cada país será escolhido por um júri nacional, composto por personalidades influentes no mundo do design. O júri do Brasil será formado por Sergio Degese, diretor geral Veuve Clicquot Brasil; Bruno Astuto, jornalista, formador de opinião e conhecedor de arte, moda e luxo; Isabelle Tuchband, artista franco-brasileira; Luciano Drehmer, designer e professor do Istituto Europeo di Design e a trupe da Triptyque escritório de arquitetura franco-brasileiro dos sócios Grégory Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli. Portanto, serão dois brasileiros selecionados para a etapa internacional do concurso, na França.

A Veuve Clicquot receberá no dia 09 de abril de 2015, em sua residência privada, o Hôtel du Marc, em Reims, os 18 finalistas mundiais (dois de cada país participante), para um evento  que anunciará o  vencedor internacional do concurso. Primeiramente, a Mailbox de cada vencedor nacional será impressa em 3D ​​para que eles possam ver o fruto tangível de seu trabalho durante uma exposição única. Em seguida, os finalistas irão desfrutar de um evento com todo o charme da Maison Veuve Clicquot. Lá, um júri internacional definirá a criação vencedora e anunciará o ganhador do Prêmio Veuve Clicquot Mailbox Re-Creation. Uma oportunidade única ao público criativo. Saiba mais e acompanhe o progresso da competição pelos links: www.youtube.com/veuveclicquot e www.facebook.com/veuveclicquotinternational

Sobre o Júri Internacional: O júri internacional é formado por nomes de alto perfil no mundo do design e amigos íntimos da Veuve Clicquot: Ferrucio Laviani, designer italiano; Pablo Reinoso, escultor e designer argentino; Julien Ceder, designer da Maison e Sarah Douglas, diretora criativa inglesa da Wallpaper.

Principais datas do Prêmio Veuve Clicquot Mailbox Re-Creation: 

  • 15 de outubro de 2014 a 15 de novembro de 2014: Submissão pelo site da criação do Mailbox
  • 16 de novembro de 2014 a 15 de dezembro de 2014: Voto do público
  • 16 de dezembro de 2014: Anúncio dos dois vencedores nacionais: voto público e voto do júri nacional
  • 08 a 10 de abril de 2015: Viagem de premiação à França e evento para anúncio do ganhador internacional do Prêmio


Sobre o Mailbox : 
Uma releitura das caixas de correio vintage americanas, Clicquot Mailbox é uma caixa de correio metálica, na cor “yellow Clicquot”, e desenhada perfeitamente para acomodar uma garrafa de 750 ml de Veuve Clicquot Brut. Pode ser encontrada nos principais empórios, supermercados, delicatessens e lojas de vinhos do país (preço sugerido de venda: R$320,00).

Veuve Clicquot e Design: Apesar de ter mais de 240 anos de existência a maison Veuve Clicquot continua sendo inovadora e segue se reinventando a cada dia.  Grandes associações com o mundo do design marcam a trajetória da Maison de champagne, nomes como Andree Putman, Karim Rashid, Porsche Design Studio, Pucci, Tom Dixon, Irmãos Campana entre outros. Agora, na primeira competição internacional de design organizada pela Maison Veuve Clicquot os apreciadores da marca terão a oportunidade de se juntar a este seleto hall de criadores. Bienvenue! Certificado de Autorização CAIXA n° 3-2457/2014

 


Leave a reply